Pular para o conteúdo

Contratar Eletricista: Guia da profissão

Contratar Eletricista: Guia da profissão

Se você estava atrás de Eletricista, então chegou ao lugar certo! Confira as melhores opções de profissionais clicando no banner abaixo:

BANNER-TÁ-CONTRATADO, ELETRICISTA
 

O profissional da elétrica é tão importante como qualquer outro, independente da área de atuação, porém com tantas empresas e trabalhadores dessa área fica até difícil fazer qualquer contratação.

Sabe-se também que essa é uma das profissões que mais se expõem a altos riscos de vida, justamente por trabalharem com a eletricidade, porém é mais comum ver pessoas não qualificadas exercer funções de forma inadequada e colocando em risco a todos.

Dessa forma saiba como identificar um eletricista qualificado para fazer a contratação do mesmo com segurança, mas antes é fundamental conhecer um pouco desse profissional e quais são as suas principais funções.

O que faz um Eletricista?

A profissão de um eletricista vai muito além instalações, reparos ou manutenções, além disso o mesmo recebe capacitação para realizar manobras com segurança e ao mesmo tempo garantir um serviço de qualidade.

O mesmo pode ser formado em cursos mais abrangentes como engenharia eletrônica, ou em cursos mais específicos como técnico de eletricista, porém não é obrigatório ter um diploma na mão, basta cursos livres como eletrônica básica.

As demais funções podem ser desde as mais simples como realizar reparos em: quadro ventilador, ar condicionado, chuveiro, sistema de aquecimento, circuitos em geral, quadro de luz, entre outros.

Ou também podem ser mais complexas como organizar e montar estrutura elétrica em construção, ler relatório e projetos, manutenção corretiva, preventiva e preditiva,  elaborar projetos de pequena escala.

Um eletricista pode atuar nas seguintes áreas:

  • Eletricista Público;
  • Eletricista de Manutenção;
  • Eletricista Industrial;
  • Eletricista Residencial;
  • Eletricista Comercial;

Mas para exercer todas essas funções que foram descritas, o mesmo precisa cumprir as normas regulamentadoras de prevenção e segurança pessoal, ou até mesmo a situações de riscos ambientais.

 

 

Como contratar um Eletricista

Agora que você já sabe sobre as principais funções de um eletricista e quais os requisitos que o mesmo deve comprir, é hora de fazer algumas análises antes de realizar a contratação do mesmo.

Faça análise das recomendações e avaliações

Hoje em dia as pessoas têm tido a autoridade de poder avaliar os  serviços de cada profissional além de fazer recomendações, caso tenham gostado, dessa forma analise tanto as críticas positivas quanto negativas.

Analise seus trabalhos já realizados

É fundamental analisar serviços e projetos já realizados por este profissional, por isso solicite fotos, vídeos, redes sociais (caso tenha) ou faça visitas pessoalmente para analisar de perto.

Veja se o eletricista faz o cumprimento das normas

Esse requisito é primordial antes de contratar um eletricista, principalmente porque se trata de uma profissão de alto risco, por isso observe se o eletricista faz o uso adequado de cada equipamento e ferramenta de segurança.

Analise seu conhecimentos teóricos e práticos

Existem inúmeros profissionais que não possuem qualificações, mas que oferecem seus serviços sem ter conhecimento prático e teórico, e para evitar problemas e prejuízos, converse com o eletricista, faça perguntas e observe se o mesmo fala com autoridade ou não.

Acompanhe o processo do seu serviço

É fundamental para qualquer solicitação de serviço manter sempre uma distância de segurança do profissional, mas sempre que possível acompanhe todo o processo por ele executado, mas também dê o espaço necessário que ele precisar para realizar o serviço com eficiência e qualidade.

Observa a organização do profissional

Um trabalho organizado e bem estruturado conta muito para qualquer profissão, mas como se trata de um eletricista, ser organizado é fundamental para evitar curtos e riscos de choques elétricos, sendo assim analise se o mesmo é organizado.

Atente-se aos orçamentos

Existe um valor base de valores do qual este profissional pode partir, porém é comum se deparar com valores muito  abaixo ou muito acima do normal, por isso desconfie desses orçamentos e procure por um profissional que mais se adequa ao padrão.

Peça garantia e nota fiscal

Esse requisito deve ser analisado e conversado antes mesmo do profissional executar o  serviço, por isso solicite por garantia e exija um nota fiscal, para que em caso de erros técnicos do mesmo os reparos poderão ser feitos sem custos e dentro do prazo estabelecido.

Riscos de não contratar um eletricista

Existem uma série de riscos voltadas para qualquer profissão, mas o eletricista está entre as mais perigosas, dessa forma é fundamental entender quais são os riscos de contratar este profissional.

Diariamente são notificados cerca de 350 mortes por choques elétricos, sendo a maioria deles em locais domésticos, conforme o levantamento de uma pesquisa, por isso é mais que fundamental a contratação de um profissional qualificado e competente

Infelizmente muitas pessoas têm arriscado fazer reparos elétricos sem ter algum tipo de conhecimento ou sequer equipamentos de segurança, muitos pensam que isso é uma forma de economizar, porém é totalmente o oposto dessa situação.

Saiba que não contratar um técnico eletricista independente do tamanho que seja o problema, ao tentar realizar esse serviço por conta pode causar não somente danos ao aparelho ou ambiente, mas também coloca em risco todas as pessoas que estiverem no local.

Além desses problemas, muitos costumam ter bastante prejuízos, justamente por fazer conexões erradas dos fios, o que automaticamente resulta em curto circuito de determinado aparelho como computador, TV, eletrodomésticos no geral, chuveiros, entre outros.

Vale ressaltar que para evitar que aconteçam esses tipos de problemas, riscos e prejuízos basta fazer a contratação de um eletricista que realmente seja qualificado, experiente, para isso busque pelo mesmo na plataforma Tá Contratado.

Conclusão

Com base nas informações descritas acima é fundamental relembrar que antes de realizar qualquer contratação é importante conhecer tudo a respeito do profissional para que possa evitar danos e prejuízos.

Este é um guia detalhado para se contratar um Eletricista do jeito certo, por isso anote o máximo de informações possíveis, faça todas as análises que foram descritas e não se esqueça de usar a internet a seu favor.

Já contratou um eletricista? Se sim, compartilhe conosco as suas experiências, positivas ou negativas,  se não, deixe nos comentários as suas dúvidas a respeito do assunto. A Tá contratado está a sua disposição para auxiliar nesse processo.

Compartilhar:

CONHEÇA NOSSOS PLANOS DE DIVULGAÇÃO

DEPOIMENTOS DE CLIENTES

wpChatIcon
wpChatIcon

Entrar




Cadastrar




Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.